parceria digital

Cabeçalho e-mail . Parceria Digital (1).

PARCERIA DIGITAL

Somando esforços, multiplicando resultados!

Introdução

       Por muitos anos trabalhei com produção de eventos e produção cultural - organizei cursos diversos, pequenos shows musicais, excursões de ecoturismo e exposições de arte. Em outros momentos, usei a minha expertise de produtor para empreender comercialmente: fiz publicidade em sacos de pão, fui mestre chocolateiro e fiz delivery de produtos alimentícios típicos do sertão nordestino.

       Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, muitos profissionais tiveram que se reinventar e o trabalho em home-office passou a ser a melhor alternativa. Comigo não foi diferente. Tive que suspender a minha recente atividade de integrador de projetos de energia solar, pois manter a rotina de visitas aos potenciais clientes tornou-se inviável. Ao mesmo tempo, retomar minhas atividades artísticas era um anseio antigo - e foi o que me trouxe certa tranquilidade emocional neste período.

       Pouco antes do início da pandemia, um grande amigo me indagou: “Leo, por que você não volta a trabalhar com produção, organizar cursos? Você faz isso tão bem!” Naquele momento o meu coração vibrou com a ideia e a cabeça começou a pensar com carinho nessa possibilidade. Mas, veio o coronavírus e jogou um balde de água fria nesse intento - pelo menos da forma que eu estava acostumado a trabalhar.

       Entretanto, foi justamente esse período de pandemia que me abriu os olhos para a migração ao mundo digital, onde de fato muitas coisas estão acontecendo. Então, passei a me preparar para essa transição. Agora aqui estou, pronto para atuar como infoprodutor, desenvolvendo e-books, cursos e eventos on-line.

Apresentação

       Este é um convite de parceria com instituições do terceiro setor, especialmente com foco em educação, cultura, saúde, meio ambiente e assistência à pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, decidi direcionar o meu trabalho oferecendo soluções profissionais para a criação de uma nova forma de captação de recursos, a Parceria Digital. 

       Assim, ao contribuir com minha experiência e dedicação, espero também ajudar a sociedade.

Objetivos

       :: Utilizar infoprodutos e/ou eventos on line, desenvolvidos em parceria com instituições da sociedade civil, como meios de captação de recursos;

       :: Promover para as instituições parceiras sustentabilidade econômica e autonomia às suas receitas, de modo a não dependerem exclusivamente de doações;

       :: Desenvolver campanhas de vendas através de consolidadas práticas de marketing digital;

       :: Desenvolver toda a infraestrutura digital necessária para as campanhas de marketing digital, para as vendas e à destinação automática dos recursos advindos das vendas dos infoprodutos.

Justificativa

       Vaquinhas e doações de pessoas físicas são os meios mais comuns e mais utilizados pela grande maioria das instituições do terceiro setor. Entretanto, estão longe de ser os meios mais eficientes para a captação de recursos, por conta das incertezas e da falta de regularidade dos doadores. 

       Existe um número muito pequeno de entidades filantrópicas que se utilizam de meios comerciais convencionais para manterem suas receitas equilibradas, com autonomia e sustentabilidade econômica. A Fundação José Carvalho, na Bahia, é um desses exemplos: ela é acionista da FERBASA (empresa de mineração e metalurgia), têm uma empresa de laticínios, um parque aquático e dois restaurantes. Dessa forma consegue manter as suas ações educativas com 100% de recursos próprios, além de gerar mais de 800 empregos diretos.

       É justamente nesse modelo de empreendedorismo social que a Parceria Digital se espelha. No entanto, propõe-se atuar no meio digital, dispensando  os investimentos necessários para a constituição de um empreendimento comercial físico. Neste formato, é possível se empreender com o mínimo de recursos - basicamente o tempo empregado na produção. Os infoprodutos são extremamente escaláveis e com uma operação logística muito simples, ágil e econômica. Assim sendo, um meio com potencial de captar um enorme volume de recursos, dentro de um curtíssimo espaço de tempo.

"Se você atua na gestão de uma instituição da sociedade civil, conte comigo para grandes realizações. Juntos, vamos somar esforços e multiplicar resultados!"

Leo Fonteviva