GRAVURA DIGITAL

"

              e um modo geral, chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Mas trata-se aqui de uma reprodução "numerada e assinada uma a uma", compondo desta forma uma edição restrita, diferente do "poster", que é um produto de processos gráficos automáticos, e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.

Um carimbo pode ser a matriz de uma gravura, a grosso modo. Mas quando esse "carimbo" é fruto da elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um "original" - uma matriz - de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identificam dentro da produção desse artista: torna-se uma Obra de Arte.

"

Mauro Andriole

D

Partindo dos requisitos da Gravura Tradicional, a Gravura Digital (ou Digigravura) segue a mesma regra, que a qualifica com o status de "obra de arte", aplicando manualmente a numeração (tiragem), título da obra, data e assinatura do artista. Como o suporte escolhido foi o "canvas" (um tecido semelhante ao tecido das telas de pintura), por uma questão estética do artista, essas informações seguem no verso de cada obra de arte.

 Para conferir uma excelente qualidade no resultado das obras, a impressão é feita em equipamento específico para "fine art", com altíssima resolução, maior definição de cores e que promove elevada durabilidade. O canvas utilizado é da marca alemã Hahnemühle, uma das referências mundiais em suportes de impressão fine art e papeis especiais para desenho e fotografia,

Para finalizar, é aplicado um verniz especial que adiciona uma camada de proteção contra umidade, riscos e luz Ultra Violeta, aumentando a longevidade da obra.
Portanto ao adquirir o trabalho de Leo Fonteviva, tenha a certeza que além da imagem que lhe agradou, você estará recebendo um produto artístico com qualidade de museu.

 

Imagem: Alexandre Ferreira

Imagem: Acervo Hahnemühle

Para comprar uma Gravura Digital com qualidade de museu

 

© 2020 | Leo Fonteviva | Todos os direitos reservados.

  • Instagram